Sefaz-CE lança Balanço da Gestão 2023
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) publicou nesta quarta-feira (29/5) o Balanço Interno das ações realizadas em 2023. Dividido em oito eixos de atuação, o documento discorre sobre as 46 principais medidas implementadas no ano passado. Os referidos eixos são: 1) Atendimento; 2) Diálogo e Transparência; 3) Simplificação; 4) Otimização de Recursos; 5) Arrecadação e Fiscalização; 6) Desenvolvimento Institucional; 7) Conformidade; 8) Sustentabilidade Fiscal.
Para o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, “O Balanço é uma ferramenta que promove um diálogo transparente com a sociedade, pois compartilha medidas adotadas pelo Fisco estadual que visam impactar positivamente a vida dos cearenses. Além disso, o detalhamento das ações é um bom parâmetro para reconhecermos os feitos realizados e compreendermos os aspectos que podemos melhorar”, afirmou o titular da pasta.
Ainda conforme Fabrízio Gomes, mudanças como a reforma tributária e os avanços tecnológicos demandaram atenção especial durante os processos de planejamento e execução das iniciativas abordadas no Balanço. “O documento também mostra como as diversas áreas da Sefaz-CE têm autonomia para elaborar as próprias iniciativas, mas, ao mesmo tempo, precisam trabalhar com a perspectiva de integração entre Planejamento e Gestão Interna, Receita e Tesouro”, complementou o secretário.
Eficiência em meio às transformações
Para o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz-CE, Guilherme França, “A Sefaz, em 2023, passou por grandes transformações, sempre buscando melhorar a relação com o contribuinte e a sociedade, arrecadando e gerindo os recursos públicos com a maior eficiência possível. Essas transformações perpassaram por vários eixos de atividades internas e externas da Secretaria, tais como atendimento ao público, relação com contadores e com outros órgãos públicos, fazendo com que as nossas áreas busquem sempre a eficiência no desenvolvimento do serviço prestado”.
Ainda segundo o gestor, o Balanço é essencial para proporcionar transparência à sociedade, especialmente considerando o papel da instituição como executora das políticas públicas do estado. “Sabemos que ainda temos muito a evoluir e que 2024 vai ser também um ano de transformação e muito desafiador, mas, com certeza, teremos grandes resultados, pois temos profissionais qualificados para encarar os novos caminhos”, pontuou Guilherme França.
Entre as medidas adotadas em 2023, estão a posse de novos servidores, a possibilidade de pagar tributos via Pix, a implantação da plataforma do Atendimento Ágil, a comemoração dos 60 anos do Contencioso Administrativo Tributário (Conat) e dos 25 anos do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), e o projeto Sefaz de Ponta a Ponta.
Fonte: SEFAZ CE