Pernambuco: Sefaz lança nova plataforma de atendimento para o contribuinte


A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) lançou o novo Portal de Atendimento ao Contribuinte, acessado no site oficial da secretaria. O intuito é ampliar, simplificar e agilizar o acesso, reunindo em uma única plataforma, os serviços disponibilizados pela secretaria aos contribuintes pernambucanos. 

A ferramenta foi desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e pela Diretoria de Atendimento e Processos (DAP) da Sefaz-PE e seus parceiros privados. 

De acordo com o governo estadual, a interface do site é mais intuitiva, amigável e de fácil navegabilidade. O novo portal oferece uma gama de serviços essenciais, como consultas a notas fiscais, regularização de débitos, emissão de guias de recolhimento de impostos, e emissão de certidões.

Além disso, também são disponibilizadas entradas de processos relacionados às demandas do contribuinte, além de consultas de situação fiscal.  

A partir de agora, os usuários poderão navegar por meio de ícones de acesso rápido, menu destinado a cidadão e empresa, e contar com uma ferramenta de busca. Também estarão disponíveis funcionalidades como sugestões de melhorias e inclusão de novos serviços.

O portal também oferece canais de contato direto com a equipe da Secretaria da Fazenda, garantindo que os contribuintes possam avaliar os serviços e sugerir inclusão de novos serviços.

Para o Secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, esta ação beneficia o contribuinte pernambucano, dentro do programa de Conformidade Fiscal, onde o Fisco estadual está mudando a forma de se relacionar  com o contribuinte.

“Agora, os contribuintes não precisam enfrentar filas ou burocracias excessivas para realizar tarefas comuns relacionadas aos seus impostos, o cidadão ou a empresa conseguirão resolver suas questões com o Fisco palma da mão”, explicou Wilson de Paula.

Fonte: Folha de pernambuco

Data: 07/06/2024