Receita normatiza regularização tributária das santas casas

Caixa encerrará nesta sexta-feira (29) sua campanha de renegociação de contratos de penhor em atraso há mais de 60 dias. Os descontos partem de 44% para renovar, pagar ou liquidar as parcelas vencidas. E, para participar, os interessados devem procurar uma das mais de 4.200 agências do banco no país, com RG, CPF em situação regular e comprovante de residência.​

Segundo o banco, os descontos incidem, exclusivamente, sobre os encargos por atraso e variam de acordo com características do crédito.Informações podem ser obtidas na página da Caixa.

O cliente que mantém o contrato em dia não corre o risco de ter o bem leiloado. No caso da renovação, o tomador paga uma parte da dívida, tornando-se adimplente. Se optar pela liquidação, ele paga o total devido, e o item penhorado é devolvido.

Como funciona o penhor

O penhor é uma linha de crédito com uma das menores taxas do mercado (a partir de 1,99% ao mês para contratos de parcela única e 3,65% ao mês para os contratos de pagamento parcelado). Essa modalidade dispensa a necessidade de análise cadastral ou avalista. O empréstimo pode ser feito inclusive por uma pessoa com o nome sujo.

Para saber que unidades oferecem o serviço penhor, basta consultar o site. O dinheiro é liberado na hora.

O banco aceita como garantia joias em ouro, platina, prata e pérolas, além de relógios e canetas de valor. Depois de penhorar o bem, o contrato pode ser renovado quantas vezes a pessoa quiser. Quando ocorre a quitação, o item é devolvido.

Os prazos para pagamento são de até 180 dias, no caso do penhor tradicional, com pagamento em parcela única, e de 2 a 60 meses, no penhor parcelado.

Segundo a Caixa, o montante contratado é estabelecido pelo cliente, de acordo com sua necessidade, desde que limitado ao valor da avaliação do bem, podendo chegar a 100% no caso de quem é cliente do banco. Para os não clientes, o empréstimo é de até 85%.

Há também um mínimo de R$ 50, para o penhor tradicional, e de até R$ 100 para a parcela, no caso do penhor parcelado.

Vale destacar que a avaliação do bem somente pode ser feita em uma agência que tenha o serviço de penhor. Entretanto, a renovação ou a liquidação de um contrato pode ser feita em qualquer unidade do banco.



Fonte: Extra Globo

Data: 29/07/2022