Especialista fala sobre declaração de imposto de renda do microempreendedor individual

O Revista Brasil entrevistou o professor de contabilidade financeira e tributária da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Murillo Torelli, sobre declaração de imposto de renda do microempreendedor individual (MEI).

O especialista explica que o MEI é aquela pessoa que passa de informal a empreendedor com CNPJ e assim obter alguns benefícios. Ele pode prestar serviços a terceiros e a quantidade de clientes se amplia.

Segundo Torelli, o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal, quem deve exigi-la  é o cliente. O microempreendedor presta contas por meio do pagamento de uma guia, que varia de R$ 55 a R$ 58. Independente da arrecadação, o valor é fixo para a Receita Federal.

Para fazer a declaração do imposto de renda, ele informa que a maneira é bem mais simplificado do que a da declaração da pessoa física, basta fazê-la pelo portal do empreendedor ou pelo aplicativo no celular.

O prazo para  entregar a declaração imposto de renda  foi prorrogado até 30 de junho.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília

Fonte: Revista Brasil

Data: 15/04/2020