Você Colunista - Coluna do dia 18/07/2022



Aumento no vale transporte: uma ideia simples que traz economia


Olá, queridos amigos. Algumas cidades têm anunciado o aumento no valor do vale transporte que é pago pelos empregadores em benefício de seus empregados. Num momento de retomada econômica, tão importante quanto gerar novas receitas é ter um planejamento de redução dos custos do negócio. Assim, pensando em trazer uma alternativa simples e que traz ao mesmo tempo economia e satisfação aos empregados da empresa, resolvemos escrever a seguinte ideia.

Com a pandemia, viu-se que muitos negócios podem ser desenvolvidos pelo empregado de casa, no famoso home office. A pedra chave é testar, experimentar. Primeiro, no seu modelo de negócio, os empregados podem laborar de casa? Se sim, existe a possibilidade de realizar o teletrabalho. Mas a pergunta mais importante vem a seguir: Como é a produtividade do seu empregado laborando de casa? Se a produtividade melhorar ou pelo menos ficar mantida, então o home office pode ser uma opção interessante para baratear os custos com vale transporte, já que ele apenas é obrigatório para o efetivo deslocamento do empregado entre sua casa e o trabalho.

Em conversas no dia a dia, cada vez mais essa opção pelo home office tem sido um diferencial que melhora o nível de retenção dos bons colaboradores nas empresas, pois muitos profissionais têm buscado laborar em locais que permitam pelo menos o sistema híbrido, com trabalho presencial em alguns dias da semana.

Aos poucos essa mentalidade está crescendo, mas o passo inicial para o empregador é estabelecer uma forma de metrificar o trabalho que está sendo desempenhado, pois assim terá uma real noção se a produtividade melhorou, piorou ou ficou estável. Regra geral, para os trabalhadores, a tendência atual é por privilegiar empresas que permitam parte do labor de casa, deixando assim mais tempo para que possam aproveitar com atividades físicas, com a família, com estudos ou mesmo com descanso.

Fica então a reflexão: com o aumento das passagens, não seria uma boa oportunidade para testar o home office, ainda que híbrido?

Em contraponto, vale sempre lembrar que eventuais custos com o home office devem ser negociados e estabelecidos entre patrão e empregado, mas muitas vezes não há aumento de custos, pois possuem sua internet própria e seus equipamentos.

Gostaram da dica? Não esqueçam de compartilhar nas redes sociais e marcar a Tax Prático. Forte abraço.


Foto do Autor

Artigo produzido por Rafael Sales


Advogado especialista em Direito trabalhista.

Colunas recentes