Sefaz do Pará conhece raio x usado na fiscalização de trânsito no Piauí

A Secretaria de Fazenda do Pará (Sefaz-PA) enviou um representante do órgão ao Piauí para visita técnica à Sefaz-PI visando conhecer o sistema integrado de fiscalização do Posto Fiscal da Tabuleta, que contempla a operacionalização de equipamentos de inspeção como raio x e balanças. O objetivo é levar a tecnologia usada no estado para o Pará.

“Estamos aqui para conhecer o scanner de fiscalização de trânsito para tentar implementar na fiscalização do Pará visando modernizar nossos procedimentos e melhorar de qualquer modo a nossa fiscalização”, disse o fiscal de receitas estadual do Pará, Carlos Batista dos Santos.

Para ele, a fiscalização do Piauí vem passando por um processo de modernização e tem servido de experiência para outros estados.

“A gente só tem a aprender. Nosso maior objetivo é evitar a entrada de mercadorias desacompanhadas de nota fiscal no estado do Pará.  O scanner vai auxiliar muito e nos dará uma visão prévia do que o transportador leva no veículo. Temos muitos postos fiscais e uma tecnologia dessa ajuda bastante”, afirmou.

O membro da Sefaz do Pará foi recebido pelo superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior; o diretor da Unidade Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, Danilo Silveira e o auditor Luiz Junior, do Sistema de Auditoria Fiscal com Inteligência Artificial (SAFIA).

Recentemente, uma equipe da Secretaria de Fazenda do Acre esteve no Piauí fazendo uma visita técnica à Secretaria de Fazenda do Piauí. Os dois órgãos buscam a troca de experiências na área de fiscalização tributária.

O raio-x instalado no Piauí usa tecnologia não intrusiva, ou seja, sem necessidade de inspeção interna. O objetivo é ter mais precisão no processo de fiscalização. Em média, 120 caminhões podem ser escaneados por hora.


Fonte: Sefaz PI

Data: 22/03/2022