RFB desenvolve tecnologia que amplia detecção de fraudes e ilegalidades tributárias e aduaneiras


Auditores da Receita Federal desenvolveram uma nova tecnologia que amplia a detecção de fraudes e ilegalidades tributárias e aduaneiras.

Essa nova plataforma usa algoritmos de inteligência artificial (IA) e análise de redes complexas, potencializando a análise de dados fiscais e proporcionando um incremento considerável na capacidade de detectar fraudes e ilegalidades.

Além disso, a nova ferramenta também oferece mais segurança para a tomada de decisões e amplia a produtividade da atuação fiscal.

A Receita tem apresentado à fóruns internacionais a plataforma como demonstração de capacidade de o Brasil processar dados e obter resultados mais concretos, especialmente quando isso envolve administrações tributárias estrangeiras.

Com a aplicação dessa tecnologia, diversas oportunidades podem surgir, confira:

  • Detecção de irregularidades tributárias na importação e com uso de grupos econômicos;
  • Detecção de irregularidades tributárias com uso de criptomoeda;
  • Detecção de irregularidades tributárias em pedidos de ressarcimento.

O novo sistema operacional criado pela Receita também ajuda na autorregularização. 

Na prática, no campo da busca de distorções nas demonstrações de resultado na apuração do Lucro Real, a equipe de monitoramento conseguiu identificar um caso de uso indevido de prejuízo fiscal de valor relevante que, então, retificou a informação e gerou uma arrecadação adicional.

Outro ponto que também deve ser citado é que o sistema pode ainda facilitar a comunicação com os contribuintes sobre as demonstrações de resultado, gerando, assim, gráficos e relatórios identificando problemas.

Fonte:  Receita Federal

Data: 09/09/2024