Receita Federal vai lançar app para médicos e dentistas informarem pagamentos de pacientes


A Receita Federal vai lançar um aplicativo chamado “Receita Saúde” para a emissão de recibos por profissional liberal de serviços de saúde e que serão usados na declaração do Imposto de Renda (IRPF). Enquadram-se nessa categoria médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Os recibos emitidos serão carregados automaticamente na declaração pré-preenchida a partir do IRPF 2025, como parte das medidas de facilitação da Receita para os contribuintes. Atualmente, não há um padrão nos documentos e o índice de perda ou extravio de notas é alto.

Na funcionalidade, já constarão todas as informações necessárias para a dedutibilidade.

Segundo o órgão, o aplicativo deverá dificultar a prática de fraudes com recibos falsos e venda de recibos e reduzir a incidência na malha fina.

Em 2023, quase 50% das retenções (o número de pessoas que caíram na malha fina) foram de despesas de saúde, sendo 1/3 dessas retenções relativas a recibos emitidos por profissionais liberais de saúde.

“A ideia é que, com a utilização desse aplicativo, haja uma redução na incidência de malha relativa a despesas médicas”, argumentou a subsecretária de Fiscalização, auditora-fiscal Andrea Costa Chaves.

A liberação da funcionalidade deverá ocorrer até o fim da primeira quinzena de abril, sendo sua utilização opcional na declaração do IRPF 2024, referente ao ano-base 2023, mas obrigatória a partir de 2025, referente ao ano-base 2024.

Fonte: Metrópoles

Data: 08/04/2024