Projeto para diminuir filas de espera do INSS é prorrogado novamente

A experiência-piloto do Programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , foi prorrogada até 31 de outubro. A iniciativa  foi implantada para que os servidores trabalhassem por metas.

Segundo o INSS, a ideia é melhorar o atendimento e reduzir as filas de espera dos segurados pela concessão ou pela revisão de benefícios. 

O Instituto divulgou que há a entrada de mais de 500 mil requerimentos por mês que abrangem diversos benefícios, como pensão por morte, aposentadoria, incapacidade temporária e outros.

O projeto-piloto já foi prorrogado em agosto, quando era o primeiro prazo para acabar, e foi prorrogado novamente agora. Quando o programa acabar, um comitê gestor fará a avaliação para, então, definir sobre a ampliação para nível nacional.

Metas diárias

Para cumprir as metas diárias, os servidores do INSS podem colocar as medidas em prática no atendimento presencial ao público ou com complementação de tarefas analisadas na parte administrativa das agências da Previdência Social.

Os servidores têm a opção de escolher como preferem atuar. Aqueles que não quiserem trabalhar com o esquema de oito horas diárias podem trocar a jornada por produtividade, com metas de atendimento, pontuação e tarefas, e, assim, ficam dispensados do controle de frequência.

Entretanto, esses servidores não podem se ausentar do atendimento, mesmo atingindo a meta, enquanto existir segurado para atender e não houver quantitativo de servidores suficiente para garantir o cumprimento do atendimento ao público nos postos do INSS.

Fonte: Agência Brasil

Data: 30/09/2021