Ceará: SEFAZ disponibiliza o serviço DAE Automático para facilitar rotina das empresas


A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) coloca à disposição dos contribuintes o “Documento de Arrecadação (DAE) Automático”, mais um serviço que vai simplificar a rotina das empresas.

A novidade já pode ser acessada pelo sistema Ambiente Seguro, no site da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br), para consulta. Confira aqui o passo a passo:

Passo a Passo para emissão do DAE Automático

1. Acesse o site da SEFAZ-CE e clique na aba de Serviços:





2. Acesse a aba Ambiente Seguro



3. Faça seu Login com CPF e senha




4. Clique em Emissão de DAE:



5. Selecione a empresa:





6. Clique no botão Emitir DAE para gerar o boleto referente ao pagamento que deseja realizar:





7. O DAE será gerado automaticamente:



Atenção!

O DAE vencido é emitido para pagamento no dia da emissão.

O DAE a vencer é emitido para pagamento no dia do vencimento.

Fique Ligado!

- Os botões DAE SITRAM e DAE IPVA redirecionam o contribuinte para as respectivas aplicações.

- Para alguns tipos de débitos são gerados mais de um DAE.

Exemplo: nos débitos inscritos na Dívida Ativa é gerado um DAE específico para pagamento dos honorários.

A coordenadora de Conformidade Tributária da Fazenda, Najla Cavalcante, explica que, na rotina convencional, o contribuinte precisava preencher vários dados para emitir o DAE referente ao pagamento dos débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), possibilitando a ocorrência de erros. “O processo de pagamento de imposto tem que ser uma tarefa simples.”

O coordenador de Arrecadação da Sefaz, José Carlos Cavalcante, informa que, por enquanto, os DAEs referentes ao Sistema de Trânsito de Mercadorias (Sitram) não estão automatizados. “Será nossa próxima etapa. Vamos seguir para a facilitação da emissão de todos os documentos de arrecadação estadual.”

Para a secretária executiva da Receita da Sefaz, Liana Machado, a emissão do DAE Automático se alinha à diretriz do “Sefaz Parceira”, que visa simplificar, desburocratizar e agilizar todos os procedimentos dos contribuintes para com a Secretaria, inclusive o para pagamento do imposto. “A emissão automática vem facilitar demais a vida dos contribuintes.”


Fonte: SEFAZ CE

Post atualizado em: 09/02/2023


Atualizado na data: 09/02/2023