Ceará prorroga isolamento até 20 de maio e torna obrigatório o uso de máscaras

O Ceará tornou mais rígido o decreto de isolamento social até 20 de maio.

A partir de quarta-feira (6), o uso das máscaras passa a ser obrigatório em todo o Ceará. As medidas vão ser mais rigorosas ainda para Fortaleza a partir de sexta-feira (8). É o que o governo chama de "isolamento social rígido".

A circulação de pessoas e veículos em espaços públicos como praias, calçadões, praças e parques só vai ser permitida se for justificada: vai passar, por exemplo, quem vai trabalhar ou vai utilizar um serviço essencial, como supermercado e farmácia.

As entradas e saídas de Fortaleza também vão ser controladas e fiscalizadas pela polícia e órgãos de trânsito.

"Tudo isso com um objetivo: permitir e salvar vidas, minimizar os impactos da pandemia e permitir que nós possamos ampliar o sistema de saúde não só em Fortaleza, mas no Ceará", diz o governador do Ceará, Camilo Santana.

Nesta terça-feira (5), o estado está com mais de 11,4 mil casos e quase 800 mortes. A maioria em Fortaleza, e o maior cemitério público da cidade reflete isso.

"O atendimento quase que triplicou: fazíamos, em média, 25 atendimentos. Hoje estamos fazendo 75 atendimentos no mês", afirma José Moreno, motorista de funerária.

A taxa de isolamento no estado, principalmente na periferia de Fortaleza, é considerada baixa. O último dado divulgado é de domingo (3), quando nem 60% dos moradores estavam em casa. A meta é 70%.

Fonte: Jornal Nacional

Data: 06/05/2020