Boleto cai em desuso entre PF mas ainda é principal forma de pagamento das empresas; entenda o motivo
O Pix é a forma de pagamento favorita e mais usada entre as pessoas físicas no país, mas essa realidade não se repete quando o assunto são as pessoas jurídicas. Isso é o que revelou a nova pesquisa feita pela Qive (antiga Arquivei), com apoio da Endeavor.
O levantamento realizado mostrou que o boleto bancário é o método de pagamento usado com maior frequência pelas empresas brasileiras – em 65% dos casos – à frente do Pix, com 33%, e do cartão de crédito, que tem apenas 2% das preferências.
A preferência pelo boleto é atribuída a questões como segurança e compatibilidade com os sistemas, além de oferecer comprovantes mais padronizados e rastreáveis, segundo o estudo da Qive.
Além disso, o processo de pagamento tem múltiplas aprovações, de modo a reduzir riscos, e permite mais tempo para revisão e aprovação diante do alto volume de transações.
Para completar, alguns sistemas de gestão empresarial não possuem integração completa com o Pix.
Assim, apesar do boleto estar caindo cada vez mais em desuso pelas pessoas físicas e ter sido chamado de “cringe” nas redes sociais pela geração X, os empresários ainda encontram diversas vantagens na modalidade, que promete continuar em alta para grande parte da população.
Fonte: G1
Data: 23/01/2025