BC premia instituições com melhor desempenho na Pesquisa Focus

O Banco Central (BC) entregou nesta sexta-feira (22) os certificados dos vencedores do Prêmio Top 5 às instituições que tiveram melhor desempenho nos rankings anuais de curto, médio e longo prazos para IPCA, IGP-M, meta para a taxa Selic e taxa de câmbio, ao participar da Pesquisa de Expectativas de Mercado (Focus)em 2019. Devido à pandemia da Covid-19, a premiação, que usualmente ocorre durante o Seminário Anual de Metas para a Inflação, foi encaminhada em formato digital.

“Infelizmente, neste ano, não poderemos realizar a cerimônia de entrega do Prêmio Top 5 Anual, mas é indispensável manter a premiação e o reconhecimento das instituições com melhor performance preditiva na Pesquisa Focus”, ressaltou Fabio Kanczuk (foto ao lado), diretor de Política Econômica.

Nesta edição, 16 instituições foram premiadas, com o inédito empate de sete delas na categoria “Taxa Selic – Curto Prazo Anual”.

Banco Safra e Vinci Gestora receberam duas premiações cada uma. Além da categoria “Taxa Selic – Curto Prazo Anual”, essas instituições foram premiadas nas categorias “Taxa Selic – Médio Prazo Anual” e “Taxa de Câmbio – Curto Prazo Anual”, respectivamente. Para acessar o ranking anual completo, clique aqui.

Saiba mais
As projeções são feitas por instituições que atuam no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos e consultorias, além de empresas do setor real que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.

Recebem o Prêmio Top 5 as instituições que obtiveram o primeiro lugar nos rankings anuais de curto, médio e longo prazos para cada um dos indicadores para os quais o ranking é calculado: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), taxa de câmbio e meta para a taxa Selic.

Mensalmente, o BC divulga rankings das projeções das instituições Top 5 de curto e médio prazos. As classificações anuais de curto e médio prazos são obtidas a partir dos respectivos rankings mensais divulgados ao longo dos doze meses do ano, atribuindo-se, a cada mês, notas que variam de zero (para o maior desvio médio em relação aos resultados efetivos) a dez (para o menor desvio médio em relação aos resultados efetivos).

Já o ranking anual de longo prazo é divulgado em janeiro de cada ano e considera a precisão das projeções informadas em cada um dos 12 meses do ano para o resultado anual. Por exemplo, o ranking anual de longo prazo divulgado em janeiro de 2020 refere-se a projeções coletadas de janeiro a dezembro de 2019 para o resultado de 2019.

Fonte: Banco Central do Brasil

Data: 25/05/2020