Alta da inflação atual é temporária, diz Banco Central

O Banco Central (BC) segue com a opinião que o choque da inflação atual é temporário, mas mira na variação mais longa dos preços, afirmou o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto.

"A mensagem é: o Banco Central está atento. Ele tem horizonte um pouco mais longo do que a inflação de hoje. Estamos sempre tentando entender os componentes inflacionários que podem gerar inércia inflacionária", disse em entrevista gravada ontem e transmitida nesta quinta-feira pelo canal MyNews.

Campos lembrou que o BC observa: a inflação implícita nos títulos públicos, que, segundo ele, não vem oscilando na parte mais longa; o próprio cenário da autoridade monetária; e as expectativas do mercado.

Para 2021, cuja meta de inflação é 3,75%, as expectativas de mercado "estavam muito abaixo" e nas últimas suas semanas estão se "aproximando mais". "Mas não temos nenhum sinal via expectativas de que tem algo saindo, muito acima da meta, nada desse tipo", afirmou.

Ele reforçou, no entanto, que o "BC está sempre observando" a variação dos preços. "Temos reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) nos próximos dias em que a gente senta e discute o cenário", afirmou. O encontro do colegiado será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro.



Fonte: Valor PRO

Data: 26/11/2020