Usuários alertam golpe por email com o nome da Receita Federal


A Receita Federal fez um alerta a população, no dia 26.05, sobre um novo golpe que está em circulação e utiliza indevidamente o nome da Instituição numa tentativa de dar credibilidade à fraude. A instituição alerta ainda que é crucial que todos tomem precauções para evitar cair em armadilhas virtuais.

Hoje (05.06) usuários disponibilizaram um email em que os golpistas disponibilizam uma espécie de link malicioso e induz o contribuinte a realizar um download do Relatório IRPF 2022 (conforme imagem acima).
O email informa tratar-se de um “Comunicado importante” e afirma “Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) – ver imagem acima.

Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis à gente mal-intencionada.
Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais.

Como saber se há erros na declaração?

Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou "malha fina" como é popularmente conhecida).

Você não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver em Malha Fiscal.

Para saber se a sua Declaração está em malha, acesse o e-CAC. Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolha o item "Pendências de Malha". Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.

Se a declaração está em malha porque você cometeu algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa, pode fazer uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação.

Data: 05/06/2023