Super-ricos abandonam a Noruega em massa após aumento de impostos sobre a riqueza para 1,1%


A Noruega está a viver um êxodo dos seus habitantes mais ricos. Um número recorde de milionários e bilionários está a sair do país após o Governo de centro-esquerda do país ter subido os impostos sobre as fortunas para 1,1%.

Em 2022, mais de 30 de super-ricos saíram do país nórdico , de acordo com o jornal Dagens Naeringsliv. Este número é superior ao total registado nos 13 anos anteriores e espera-se que mais alguns ainda façam as malas este ano.

Suíça é um dos destinos preferidos e foi a escolha de Kjell Inge Røkke, o quarto homem mais rico da Noruega. “Escolhi Lugano como a minha nova residência — não é a escolha mais barata nem tem os impostos mais baixos — mas é um local óptimo com uma localização no centro da Europa”, escreveu numa carta aberta.

A saída de Røkke, que no ano passado foi o indíviduo que pagou mais impostos na Noruega, custará 175 milhões de coroas aos cofres do Estado, relata o The Guardian. Tord Ueland Kolstad, um empresário do ramo imobiliário e da criação de salmão com uma fortuna de 1,5 mil milhões de coroas, também se mudou para a Suíça.

“Isto não era o que eu queria, mas os apertos e aumentos às regras fiscais do Governo actual significam que eu, enquanto fundador e dono responsável, não tenho escolha”, explicou à televisão norueguesa.

Ole Gjems-Onstad, professor emérito na Escola de Negócios da Noruega, estima que os milionários que estão a sair do país tenham uma fortuna combinada de pelo menos 600 mil milhões de coroas norueguesas.

“Na minha opinião é um pouco como o Brexit. A Noruega não tem uma grande tradição de se auto-sabotar e a onda de empreendedores que saíram para o estrangeiro tem sido vista como um pouco chocante. Alguns políticos estão a culpar os ricos que saíram, mas acho que muitas pessoas simplesmente não gostam de ver os nossos maiores investidores a sair”, explica.

O Secretário de Estado das Finanças, Erlend Grimstad, revela ao The Guardian que espera que os bilionários regressem em breve.

“Encorajamos os noruegueses a terem sucesso na criação de riqueza. E acreditamos que o modelo norueguês com um forte Estado-Providência e altos níveis de educação são factores importantes para tornar esse sucesso possível. O modelo na Noruega é que todos devem contribuir de acordo com a capacidade e, portanto, aqueles que têm maior capacidade de pagar impostos devem pagar um pouco mais“, refere.


Fonte: ZAP

Post atualizado em: 11/04/2023


Atualizado na data: 11/04/2023