Rio Grande do Norte: Balanço: Encontro de juntas comerciais discute desenvolver economia dos estados

Para alcançar o desenvolvimento econômico é necessário debater o ambiente de negócios em todo o país. E coube, nesta semana, ao Rio Grande do Norte sediar o Encontro Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais, realizado no Hotel Senac Barreira Roxa, na Via Costeira, Zona Leste de Natal. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern) recebeu nos dias 17 e 18 presidentes, vice-presidentes, secretários gerais e Procuradores das Juntas Comerciais de todo o País.

 

O evento que trouxe às discussões pautas como o fortalecimento do Registro Empresarial, empreendedorismo e desburocratização foram no ambiente empresarial contou com presença recorde de Estados. Para o Presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Norte, Carlos Augusto Maia, “esses encontros são importantes para troca de experiências que visam a simplificação do processo de legalização de empresas como instrumento estratégico para promover o desenvolvimento da economia dos Estados da Federação”.

A solenidade de abertura contou com a presença do Vice-Governador, Antenor Roberto (PCdoB), que parabenizou a organização do evento e falou dos esforços do Governo da Professora Fátima Bezerra para melhorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Norte.

 

Durante o evento, os participantes também puderam conhecer o projeto do Governo do Estado em conjunto com a Jucern, que contou com a parceria do SEBRAE-RN para desenvolvimento, o Junta+Fácil. O projeto integra diversos serviços correlacionados com atividade empresarial em um só local e é o único neste formato em âmbito nacional.

Além disso, os participantes em atividade externa, realizaram um passeio nas instalações do grupo Guararapes, para conhecer o maior polo têxtil da América Latina. A Presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Alzeni Porto, se disse maravilhada com a recepção no Rio Grande do Norte e parabenizou a todos pelo sucesso do evento, ressaltando “a importância desse intercâmbio de experiências e troca de informações, colaborando na promoção, desenvolvimento e aperfeiçoamento da execução dos serviços de Registro Empresarial pelas Juntas Comerciais de todo país”.

 

Os participantes tiveram acesso a palestras como a de Wlamir Freitas, presidente da Associação Brasileira das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal (Abralegal), que abordará sobre as novas regras de publicações das so­ciedades anônimas. A associação tem como objetivo representar e defender interesses das agências, veículos de comunicação e representantes associados, assim como estabelecer parâmetros éticos e financeiros para o segmento.

Fazem parte deste universo agências, veículos de comunicação e representantes do ramo de publicidade legal a ponto de estabelecer normas ético-disciplinares e parâmetros financeiros para segurança e também expansão do mercado de publicidade legal. Wlamir Freitas falou sobre a importância do evento. “Nossa associação vem atuando diretamente perante o Departamento Nacional de Registro Empresarial (DREI) e perante as Juntas Comerciais do Brasil para pleitear a correta aplicação da norma. A atividade empresarial vem sofrendo os impactos de sucessivas alterações e a Abralegal está trabalhando pela regulamentação das normas, justamente com o objetivo de facilitar e melhorar o ambiente de negócios”, afirmou.

 

Fonte: AgoraRN

Data: 24/08/2022