Piauí: Sefaz lança novo Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT Web), visando facilitar o acesso aos serviços

A Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI) inicia, a partir desta terça-feira (28), a implantação de um novo Sistema Integrado de Administração Tributária – o novo SIAT Web – que objetiva concentrar em uma única plataforma todos os serviços hoje disponibilizados ao contribuinte e demais interessados, agora de forma ampliada, utilizando soluções mais avançadas e de alta performance.

O novo SIAT Web está disponibilizado por meio de um Portal próprio ( https://siatweb.sefaz.pi.gov.br/portal-publico/ ), a partir do qual serão acessados todos os serviços ofertados, alguns em ambiente público, outros em ambiente privado. O acesso ao novo sistema poderá ser realizado ainda através do banner NOVO SIAT Web, disponível na página da SEFAZ na internet ( www.sefaz.pi.gov.br ).

O acesso ao ambiente privado do novo SIAT Web exige cadastro de acesso prévio e poderá ocorrer por meio do uso de certificado digital e/ou login-senha. “Estão disponíveis neste ambiente único tanto os novos serviços quanto os serviços atuais que ainda não foram redesenhados, de forma que todos os sistemas privativos, sejam novos ou legados, serão acessados por meio de uma única entrada. Em outras palavras, por meio de um acesso único o usuário será direcionado, na transição entre o novo e o antigo, tanto às aplicações novas quanto às atuais, até que estas últimas sejam totalmente absorvidas pelo novo sistema”, explica o diretor da Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (UNITEC), Januário da Ponte Lopes.

O diretor da Sefaz destaca ainda que todos os credenciamentos e procurações atualmente em vigor, realizados por meio da Agência Virtual de Atendimento (e-AGEAT), continuam válidos para acesso ao ambiente privativo do novo SIAT Web, restando ao usuário legalmente obrigado ao Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), a assinatura de um Novo Termo de Credenciamento que será gerado pelo sistema no seu primeiro acesso.

Caso ocorra qualquer tipo de intercorrência, os contribuintes devem encaminhá-las pelo Fale com a SEFAZ, que terá uma equipe preparada para atender e sanar as demandas. “O propósito da SEFAZ é potencializar a disponibilização de autosserviços, buscando a excelência nas relações com seus contribuintes, otimizando o seu tempo, facilitando a solução dos seus problemas e reduzindo o custo-Brasil, contribuindo, desta forma, para o fiel cumprimento de suas obrigações tributárias”, ressalta Januário Lopes.

Fonte: Sefaz PI

Data: 10/06/2024