Novos lojistas ficarão isentos de impostos no AliExpress

O AliExpress no Brasil, operação do grupo chinês Alibaba, lançou um programa que isenta da taxa de comissão os lojistas brasileiros que entrarem em sua base de vendedores por três meses. Será dado 100% de “cashback” do valor da taxa ao lojista que se inscrever nesse período. A comissão paga ao marketplace varia de 5% a 8% do valor da venda.

Apesar de a empresa afirmar que o movimento não tem relação com as mudanças nas regras de remessas internacionais, ele pode ajudar a ampliar o volume de lojistas brasileiros nessa fase. O programa foi apresentado nesta quarta-feira a lojistas no evento Fórum E-Commerce 2023.

A partir de 1º de agosto, as importações de até US$ 50 ( equivalem a 96% do total de 800 mil encomendas diárias que entram no país) terão novas regras e pode ficar mais caro importar mercadorias de plataformas asiáticas. Isso porque, pelo novo sistema, será cobrado ICMS de 17%, com isenção de imposto de importação (de 60%). Mas até então, os envios de até US$ 50 burlavam as regras e entravam no país sem pagar imposto algum, com lojistas fraudando informações das remessas para isso.

“Isso é parte do nosso esforço de fortalecer a nossa base de vendedores brasileiros, e é algo que temos trabalhado desde agosto de 2021, quando abrimos nossa plataforma a eles”, disse Briza Bueno, diretora do AliExpress no país.


Fonte: Investe

Data: 28/07/2023