Natal - RN : Liquida Natal começa em quase 2 mil lojas e terá premiações para clientes

A 21ª Liquida Natal, que começou nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 7 de setembro, deve envolver cerca de dois mil lojistas da capital, segundo projeções da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal), realizadora da campanha. Além dos descontos nos produtos que podem chegar a 70%, a cada R$ 50 em compras, os consumidores vão ganhar um cupom para concorrer a um carro Nissan Kicks 0km e dois caminhões de prêmios. Os vendedores concorrerão ainda a vale-compras de R$ 1 mil. A novidade para este ano fica por conta da raspadinha premiada, que vai distribuir 150 vales de até R$ 500 em compras.

Consagrada como a terceira melhor data para o comércio natalense, atrás apenas do Natal e Dia das Mães, o período era considerado fraco em vendas. O vice-presidente da CDL, Bruno Alcides, diz que a campanha beneficia lojistas e clientes porque ocorre em um período de renovação de estoques. “É um momento superimportante para a renovação do estoque, então aquele estoque que ficou um pouco parado no início do ano, não teve o giro desejado, a Liquida Natal vem para que os lojistas possam incentivar essa mercadoria, com descontos, campanhas de pague 1 e leve 2”, explica.
 
Participam da campanha deste ano empresas dos mais variados segmentos: vestuário, calçados, supermercados, eletrodomésticos, shoppings, e pela primeira vez, hotéis vinculados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH), restaurantes conveniados com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e lojistas da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa). Em todos os estabelecimentos, os clientes poderão ganhar os prêmios instantâneos da raspadinha. Bruno Alcides explica que, ao longo dos 11 dias de campanha, há critérios para aumentar as chances de ganhar os vales.
 
“A cada R$ 50 em compras, o cliente ganha uma raspadinha e um cupom eletrônico para concorrer, mas isso aumenta dependendo da forma de pagamento. Se o pagamento for realizado com cartão, na maquininha da Rede, ele vai ganhar três raspadinhas e três cupons eletrônicos. Se o pagamento for realizado na maquininha da Rede e com o cartão da bandeira MasterCard, então serão cinco raspadinhas e cinco cupons eletrônicos. Com isso, o cliente pode até quintuplicar suas chances. Ganhando, ele vem na CDL, valida, e ganha seu vale-compra”, detalha.
 
Reaquecimento
 
O secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, diz que a data representa uma importante injeção de recursos na economia local. “Na hora que há um crescimento de receita, e é isso que se espera do Liquida Natal, a gente tem um volume de vendas bem maior e consequentemente a geração do tributo de venda que é o ICMS, parte do ICMS, 75% fica com o Estado e 25% dessa receita fica distribuída para os municípios e o município sede, onde foi gerado o tributo, em uma participação maior. É uma campanha muito importante”, comenta.
 
O secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, diz que a edição 2022 do Liquida Natal deve ter impacto significativo no reaquecimento da economia após a crise da covid. “Historicamente ela acontece em um momento de baixa das vendas e essa campanha é muito importante por isso. Além da manutenção e da geração de empregos, ela tem esse viés de aumentar a arrecadação de impostos dos entes estaduais e municipais. O Estado participa com esse viés de fomentar a economia num momento em que há uma queda nas vendas”, afirma.
 
A contrapartida da participação do Estado no Liquida Natal é uma parceira com o Nota Potiguar, ação do Programa de Cidadania e Educação Fiscal do Governo do Estado que oferece vantagens e prêmios a quem pede para inserir o CPF na nota fiscal no momento das compras. Quem participar do Liquida Natal poderá gerar pontos no aplicativo do Nota Potiguar, diz Xavier. “Acreditamos que aumenta o número de usuários e consequentemente aumenta o número de notas geradas no aplicativo”, complementa.
 
A CDL Natal disponibiliza em todos os shoppings de Natal e na sede da entidade, no bairro do Tirol, balcões para consumidores e lojistas tirarem dúvidas sobre o funcionamento da ação. A Liquida Natal tem patrocínio da Rede e MasterCard e conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Fecomércio RN, Sesc RN, Senac-RN, Sebrae-RN, Banco do Nordeste, RN Drive, Unimed Natal, FCDL-RN e CDL Jovem Natal.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Data: 26/08/2022