Fortaleza avança para fase 1 do plano de retomada hoje


O governador Camilo Santana anunciou neste sábado (6) que a Capital avança para a fase 1 do plano de retomada nesta segunda-feira (8), que inclui a abertura do comércio com quadro de pessoal reduzido. O isolamento social rígido será mantido em quatro municípios da região norte - Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema.

Segundo o governador, os demais municípios seguem na fase de transição conforme estabelecido no último decreto, que autorizou o retorno de atividades como a construção civil, a indústria e parte do comércio.

“Vamos observar o comportamento nas regiões do Cariri, Centro Sul e Jaguaribe e, em Fortaleza, vamos para a primeira fase da retomada”, disse, destacando preocupação com números do interior do Estado, em especial da região Norte. “E vamos manter o isolamento rígido em Sobral, Camocim, Itarema, Acaraú”.

O governador ressaltou que a retomada teve início em Fortaleza em virtude da melhora dos indicadores de saúde, como redução de internações, de óbitos por coronavírus e do aumento da disponibilidade de leitos e respiradores.

“Em todo o Ceará permanece a transição. A Capital, pelos indicadores analisados, inicia a primeira fase. E, para que a gente possa avançar nas próximas fases, dependerá da população. Daqui a sete dias vamos avaliar como se comportará o interior do Ceará”. Comércios e shoppings começam a reabrir na Capital a partir desta segunda-feira (8). Todos os estabelecimentos deverão respeitar protocolos sanitários para prevenir a disseminação da covid-19.

Entre as determinações para o retorno dos shoppings, especificamente, está o horário reduzido, das 12h às 20h. Além disso, medidas como: restrição do fluxo de pessoas no interior dos estabelecimentos, obrigatoriedade do uso de máscaras, redução das vagas de estacionamento e disponibilização de álcool em gel, são alguns dos cuidados previstos.

Serviços de contabilidade, auditoria e advocacia também podem retomar as atividades, desde que respeitado o limite de três trabalhadores por escritório.

Fonte: diário do nordeste

Post atualizado em: 08/06/2020


Atualizado na data: 08/06/2020