Especialistas estimam impacto na inflação e em preços na bomba com o fim da política de paridade da Petrobras
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) sua nova política de preços para o diesel e a gasolina, que abandona a paridade de importação (PPI) como base principal para os reajustes dos combustíveis.
Frederico Nobre, líder da área de análise da Warren, diz que a companhia agora aplicará premissas que miram o “equilíbrio” entre os mercados nacional e internacional. A empresa passará a usar duas referências: o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras.
Ou seja, a companhia passa a utilizar uma lógica de custo de oportunidade para precificação, ao invés da PPI.
O “custo alternativo do cliente” é o custo do mesmo produto ou de produtos substitutos vendidos pelos concorrentes da Petrobras, como refinadores privados, refinarias estrangeiras e trading companies.
Já o “valor marginal para a Petrobras” é o custo de oportunidade da companhia. “A Petrobras sempre terá algumas alternativas de comercialização, dentre elas, produção, importação e exportação de gasolina e diesel ou de petróleo bruto”, afirma Nobre.
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) sua nova política de preços para o diesel e a gasolina, que abandona a paridade de importação (PPI) como base principal para os reajustes dos combustíveis.
Frederico Nobre, líder da área de análise da Warren, diz que a companhia agora aplicará premissas que miram o “equilíbrio” entre os mercados nacional e internacional. A empresa passará a usar duas referências: o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras.
Ou seja, a companhia passa a utilizar uma lógica de custo de oportunidade para precificação, ao invés da PPI.
O “custo alternativo do cliente” é o custo do mesmo produto ou de produtos substitutos vendidos pelos concorrentes da Petrobras, como refinadores privados, refinarias estrangeiras e trading companies.
Já o “valor marginal para a Petrobras” é o custo de oportunidade da companhia. “A Petrobras sempre terá algumas alternativas de comercialização, dentre elas, produção, importação e exportação de gasolina e diesel ou de petróleo bruto”, afirma Nobre.
Fonte: CNN