Cotic realiza Reunião de Alinhamento Estratégico e lança o Plano Diretor 2022/2023

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce), realizou a primeira reunião de alinhamento estratégico de 2022, nesta última terça-feira (10/05), em formato híbrido. Durante o encontro foi lançado o Plano Diretor (PDTI) para o biênio 2022 – 2023, instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos do setor. Na oportunidade, também foi apresentado aos colaboradores da área o Programa Contribuinte Pai d’Égua.

A gestora do Contribuinte Pai d’Égua, Najla Cavalcante, abriu a apresentação parabenizando e agradecendo pelo trabalho da equipe da Cotic. “A TI é determinante no sucesso do Contribuinte Pai d’Égua e é fundamental para o desenvolvimento do programa. Pois todos os dados que utilizamos são estruturados e cruzados pela área de Tecnologia da Informação. Assim como todos os testes que apresentamos para a sociedade são trabalhados em conjunto entre o nosso setor de conformidade tributária e a Cotic.”

Na apresentação, ela explicou como funciona o programa e ressaltou que a iniciativa busca melhorar a parceria entre a Fazenda e os contribuintes. Najla Cavalcante ressaltou que o Pai d´Égua tem o objetivo de fomentar a autorregularização e a autoconformidade tributária por meio de uma mudança no relacionamento com o contribuinte. E destacou também a importância do encontro com a Cotic. “É necessário que a equipe tenha ideia da dimensão do que está construindo, compreender que faz parte desse processo e tenha ciência que esse trabalho feito reverbera pra dentro e fora da Sefaz.”

Planejamento Estratégico

A titular da Coordenadoria, Inês Vale, também agradeceu o engajamento de toda a equipe. “É fundamental que todos os colaboradores da TI participem da reunião de avaliação da estratégia como uma forma de alinhamento geral. Para que, assim, saibam o que todas as Células da Cotic estão fazendo. Também para que se vejam na realização dos projetos de Tecnologia da Informação.”

Inês Vale destacou os projetos estratégicos acompanhados pela TI, como o Aleteia; Atendimento 4.0; Big Data; Contribuinte Pai D’égua; Posto Fiscal Inteligente; e Segurança Corporativa. Na oportunidade, a gestora ressaltou a integração das áreas nos projetos Pai d’Égua e Big Data. “Essas são iniciativas agregadoras, onde as áreas são estimuladas a trocar suas experiências e o trabalho tem que convergir para um objetivo só dentro da Sefaz. Esses projetos estão demonstrando a integração entre todas as áreas da Fazenda, pois estamos criando um conjunto de dados que será útil para todos os setores da instituição.”

No encontro, a gestora da Cotic apresentou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2022/2023. O documento tem a função de complementar o planejamento estratégico da Sefaz e declarar os objetivos e as iniciativas estratégicas da área de TI. Além de alinhar soluções com as metas dos negócios da instituição, identificando as oportunidades para aprimorar os negócios da organização e definindo os planos de TI de curto, médio e longo prazo.

“O nosso planejamento estratégico serve para que toda a equipe da Sefaz tenha no radar as iniciativas de tecnologia da informação que estão suportando as ideias de inovação da Secretaria. O PDTI tem então todas as iniciativas, médias e ganhos que são acompanhadas pela Cotic e pelo gabinete da Fazenda. É onde a priorização é realizada pela alta gestão da Sefaz. O instrumento serve também para alinhar todas as equipes sobre o inter-relacionamento dos projetos de TI”, disse Inês Vale.


Fonte: SEFAZ CE

Data: 12/05/2022