Conectividade Social ICP v2: programa da Caixa tem problema de conexão

O Conectividade Social ICP v2, serviço da Caixa Econômica Federal para que empregadores se comuniquem com a instituição, está instável. Desde o último dia 15, relatos sobre falhas diversas no sistema têm ocupado redes sociais como o Twitter. Usuários relatam receber a mensagem "não foi possível estabelecer conexão com banco de dados" ao tentar acessar o serviço. O Google Trends, ferramenta que monitora buscas na Internet, também indica pesquisas sobre problemas de conexão com o banco de dados do Social ICP v2. O erro parece afetar tanto usuários já cadastrados quanto novos.

O TechTudo testou a plataforma nesta segunda-feira (23) e também não conseguiu acessá-la. O arquivo do Kriptonita não pôde ser instalado na máquina, e o portal do Caixa Conectividade ICP v2 (conectividadesocialv2.caixa.gov.br/sicns) apresentou erro em todos os menus, incluindo o "Manter máquina". A assessoria da Caixa confirmou que há instabilidades no serviço ao TechTudo, e informou que " já processou cerca de 90% do volume diário do serviço Conectividade Social, que permanece disponível hoje (23/05)".

 
Caixa Conectividade Social ICP v2 fica indisponível e usuários reclamam  — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Caixa Conectividade Social ICP v2 fica indisponível e usuários reclamam — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Em portais de contabilidade e departamento pessoal, muitas pessoas que já usam o Conectividade Social contam que não conseguem concluir ações na plataforma. Há relatos sobre erro ao enviar GFIP (a guia de Recolhimento do FGTS), gerar GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS), cadastrar certificado, entre outros serviços.

A mensagem que aparece é: "Não foi possível estabelecer conexão com banco de dados. Por favor, tente mais tarde." De acordo com os comentários, a falha aconteceu em diversas versões do Windows (7, 10 e 11).



Fonte: Techtudo

Data: 24/05/2022