Ceará: Videomonitoramento é utilizado na identificação de caminhões e de condutas de sonegação fiscal


Videomonitoramento é tema destaque no encontro entre Secretaria da Fazenda e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A gestão superior da Secretaria da Fazenda do Ceará (SEFAZ-CE) recebeu, na sede principal da Instituição, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio.

A reunião delineou prioridades das duas pastas e projetou ações conjuntas com vistas ao bem-estar do cidadão e à maior segurança do Estado. Entre os temas abordados, o fortalecimento do sistema de videomonitoramento nas estradas cearenses.

Para o titular da SEFAZ, Fabrízio Gomes, a parceria com a Segurança Pública é importante para o combate dos crimes de ordem tributária. Atualmente, o trabalho conta com cerca de 3.800 câmeras de videomonitoramento, em ruas, praças, rodovias estaduais, além de unidades cedidas por particulares e de outras, disponibilizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O secretário Samuel Elânio reafirmou que o sistema tem se mostrado determinante não apenas para a atuação das polícias, em ações de investigação de veículos roubados, prática de homicídios e prisão de membros do tráfico, mas também nas práticas prioritárias da SEFAZ, nas estradas, no que compete à identificação de caminhões e de condutas de sonegação fiscal.

Um dos avanços projetados pelos secretários para esta nova gestão está a inserção da tecnologia do reconhecimento facial no videomonitoramento. “A gente vai trabalhar não só com a identificação das placas dos veículos, mas também das pessoas dentro dos veículos. Esse monitoramento com inteligência artificial vai facilitar o trabalho do policial e do auditor”, esclareceu secretário Elânio. A troca de informações entre as duas secretarias, de acordo com o titular da Fazenda, vai coibir ações criminais e administrativas, trazendo mais segurança para todo o Estado.

Estiveram presentes na reunião os secretários executivos do Fisco estadual Márcio Cardeal (Tesouro), Liana Machado (Receita) e Saulo Toscano (Planejamento e Gestão Interna).


Fonte: SEFAZ CE

Data: 10/03/2023