BC divulga o Relatório de Economia Bancária de 2019

O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (04/06) o Relatório de Economia Bancária de 2019. Publicado anualmente, o relatório faz uma ampla avaliação do mercado de crédito brasileiro e analisa de forma abrangente as condições de funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. 
 
Nesta edição, foram atualizadas as estatísticas de decomposição do custo do crédito e do spread bancário para 2019, que mostraram a continuidade da trajetória de redução do custo de captação e da inadimplência. 
 
Sobre o nível de concentração e competição no sistema financeiro, o relatório aponta que houve uma redução do grau de concentração em 2019 em virtude, principalmente, da redução da fatia de mercado ocupada pelos bancos públicos. 
 
O relatório também apresenta informações sobre as expectativas para o mercado de crédito para 2020 oriundas da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC), bem como um conjunto de textos abordando diversas temáticas como: microcrédito, mudanças no cheque especial e uma simulação de seus impactos, a portabilidade no crédito imobiliário, sensibilidade da demanda de crédito à taxa de juros em determinadas modalidades de crédito livre, comportamento de bancos e cooperativas após a captura de novos clientes, além de uma avaliação de longo prazo de uma ação de educação financeira em escolas de nível médio, o perfil dos cidadãos com endividamento de risco, uma avaliação dos modelos de negócios de Fintechs e cooperativas, e a atuação do BC na prevenção da lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
 
Fonte: Banco Central do Brasil

Data: 04/06/2020