Banco Central indica maior atenção ao mercado de trabalho na próxima decisão sobre juros

O Banco Central indicou nesta sexta-feira que a próxima decisão sobre a taxa básica de juros poderá ter um foco de atenção maior ao mercado de trabalho brasileiro. O questionário Pré-Copom, documento tradicionalmente enviado aos agentes de mercado antes de cada reunião do Comitê de Política Monetária, voltou a coletar projeções sobre empregabilidade no país.

No documento, o BC pergunta para os agentes as projeções em 2023 e 2024 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O BC também questiona sobre as estimativas para a taxa de desemprego.

Esses pedidos haviam sido retirados no último questionário, de junho. Ao colher expectativas, esse levantamento entra no conjunto de informações que subsidiam a decisão do Comitê sobre a taxa básica de juros - tomada a cada 45 dias. A próxima decisão sobre a Selic ocorrerá no dia 02 de agosto.

— Eu acredito que o Banco Central está levando em consideração essa questão do mercado de trabalho, porque o mercado tem se mostrado mais aquecido do que se estimava no início do ano. Isso sinaliza que a atividade econômica está um pouco mais aquecida do que se esperava — avalia Camila Abdelmalack, Economista-chefe da Veedha Investimentos.

As instituições financeiras e outros agentes apresentam suas projeções sobre diversos indicadores econômicos e analisam a condução da política monetária. Entender o direcionamento dos indicadores do mercado de trabalho é importante, por exemplo, para a análise sobre a inflação e, consequentemente, a política de juros.


Fonte: Folhapress

Data: 24/07/2023