Aumento do salário mínimo amplia crédito consignado para aposentados
O salário mínimo de 2025 já está em vigor e com seu aumento, o valor total disponível na margem consignável sofre reajuste de forma proporcional.
Lembrando que a margem consignável trata-se do limite da renda mensal que pode ser comprometido com o pagamento de empréstimos consignados.
Conforme as regras atuais, aposentados e pensionistas terão:
- 35% para empréstimos consignados;
- 5% para cartão de crédito consignado;
- 5% para cartão benefício consignado.
Assim sendo, mesmo com as porcentagens fixas na margem, o limite em reais cresce, oferecendo novas possibilidades de crédito consignado.
Esse ajuste na margem consignável é feito automaticamente assim que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizar os benefícios com o novo salário mínimo, o que garante mais crédito disponível.
Em vista disso, pode-se dizer que com o reajuste do salário mínimo neste ano, aposentados e pensionistas do INSS terão acesso a valores maiores de crédito consignado. Com esse aumento na margem, veja abaixo as oportunidades para beneficiários
- Contratar novos empréstimos com taxas de juros reduzidas;
- Renegociar dívidas existentes com condições mais favoráveis;
- Obter crédito adicional para realizar projetos ou imprevistos com mais tranquilidade.
É importante ressaltar que o crédito consignado é uma modalidade que oferece segurança e praticidade, pois as parcelas são descontadas diretamente no benefício do INSS.
Por meio disso, são garantidas taxas de juros mais baixas em comparação a outros tipos de crédito, já que o risco de inadimplência é menor.
Logo, com o novo salário mínimo, aposentados e pensionistas poderão reorganizar suas finanças, além de aproveitar o aumento da margem consignável e buscar soluções financeiras que atendam às suas necessidades.
Fonte: Com informações do meutudo