A CAIXA detalha ações adotadas para mitigar impactos do COVID-19

A CAIXA detalhou nesta quinta-feira (21), como diversas ações que o banco adotou para mitigar os efeitos de novos coronavírus na vida dos brasileiros. Como informações constam do balanço do primeiro trimestre da CAIXA .

Auxílio Emergencial

Mais de 52 milhões de dólares recebidos na primeira parcela do Auxílio Emergencial. Foram creditados R $ 37,1 bilhões. Até esta quinta-feira (21), 18 milhões de beneficiários já receberam uma segunda parcela, num total de R $ 12,8 bilhões.

Também até esta quinta (21), foram feitos 101,2 milhões de registros, com mais de 1 bilhão de visitas ao site e mais de 190 milhões de capturas na central 111. O aplicativo Auxílio Emergencial teve 87,0 milhões de downloads e o aplicativo CAIXA teve 95,7 milhões de downloads. Além disso, foram abertas 40,6 milhões de contas de poupança digital, sendo a maior ação de inclusão bancária já realizada no Brasil.

Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda - BEm

Referente ao pagamento do Benefício Emergencial, entre os dias 4 e 20 de maio, a CAIXA pagou R $ 1,9 bilhão por mais de 2 milhões de trabalhadores.

Oferta de Crédito

A CAIXA disponibilizou mais de R $ 154 bilhões em economia, dos quais R $ 60 bilhões em capital de micro, pequenas e médias empresas; R $ 43 bilhões direcionados para o crédito imobiliário; R $ 40 bilhões para compra de carteiras, R $ 6 bilhões para crédito agrícola e R $ 5 bilhões para crédito às Santas Casas.

Reduções das Taxas de Juros

Em consonância com uma redução dos juros básicos da economia brasileira (SELIC), a CAIXA promove novas reduções de interesse dos seus principais produtos. A medida de visto permite acesso financeiro a clientes e auxiliares como empresas a recompor seu fluxo de caixa.

Como as taxas de juros conferem especial para pessoas físicas que sejam clientes com crédito de salário na CAIXA, foram reduzidas de 4,95% a 2,90% da manhã, ou que representam uma queda de 41,4%. Já o parcelamento de fatura de cartão de crédito passou de uma taxa média de 7,7% para taxas a partir de 2,90%, representando uma redução de 62,3%. (Condições especiais com validade de 90 dias e início no primeiro de abril).

Destrua uma redução de taxas de juros para uma linha de crédito que tem como público alvo hospitais e entidades filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), que passou com taxas de juros mínimas de 0,80% em operações com prazos de até 60 meses, e de 0,87% para operações com prazos de 61 a 120 meses.

Financiamento a Estados e Municípios

A CAIXA aumentou o volume de empréstimos para os Estados e Municípios através do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento Ambiental (FINISA) e aos financiamentos com recursos do FGTS. O limite, aberto em marcador e usado em apenas 15 dias, resultou em R $ 3,7 bilhões em contratações, para 216 tomadores espalhados por todas como regiões do país.

Adicionalmente, para estimular a economia regional, a CAIXA disponibilizou a assistência técnica gratuita para acompanhamento e orientações para os Estados e Municípios com equalização da sua saúde financeira, permitindo, assim, recuperar as condições de financiamento.

Atendimento

Para reduzir a concentração de clientes nas agências, e assim reduzir o risco de estagnação entre clientes e / ou usuários nas unidades, a CAIXA ampliou a disponibilidade de produtos e serviços no Internet Banking, no Mobile Banking (App), na Agência Digital e Salas de Autoatendimento.
Em complemento, foi disponibilizado via WhatsApp ou atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas e prestadores de serviços da CAIXA.

Através da digitação da agência e número da conta, o cliente é direcionado para atendimento na sua agência de remota, e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h.

Empregados e Colaboradores

A CAIXA distribuiu mais de 2,5 milhões de máscaras para empregados e colaboradores, e disponibilizou álcool em gel para uso em todas as unidades, sendo priorizada como atendimento ao público, em especial aquelas localizadas nas cidades e regiões mais afetadas pela pandemia. As agências e salas de autoatendimento recebem higienização cinco vezes ao dia.

Visando reduzir como filas para atendimento ao público e preservar a integridade física dos clientes, empregados, colaboradores e agências, cerca de 5 mil novos vigilantes e receptores que foram disponibilizados como reforço às unidades.

A CAIXA incluiu o teste de detecção de novo vírus da doença coronariana no plano de saúde, bem como antecipou a vacinação 2020 contra uma queixa, além de disponibilizar a modalidade de teleorientação médica para todos os seus pacientes.

Em mais uma ação para mitigar os efeitos da pandemia na economia, a CAIXA antecipou o crédito de 13º salário dos adolescentes e jovens vinculados ao Programa de Aprendizagem CAIXA, representando um repasse de mais de R $ 3,4 milhões. Um público composto por jovens entre 15 e 19 anos em situação de vulnerabilidade social, cuja renda per capita familiar é de um salário mínimo máximo, um dos mais de 4 mil colaboradores que recebem entre R $ 397,00 e R $ 954, 00.

Fonte: Caixa